Malu

Junta toda a família!

Aproveite as férias dos pequenos e se jogue nas brincadeir­as

- Texto: Gabrielle Aguiar

As férias das crianças de fim de ano podem ser aproveitad­as não só pelos pequenos, quando vão às casas dos amiguinhos brincar, mas também por toda a família. E esses momentos são essenciais para o desenvolvi­mento deles e para fortalecer os laços de afeto entre vocês.

Para ajudar na tarefa de transforma­r essa época em pura diversão, a pedagoga, orientador­a parental e educadora emocional, Tati Chrypko, separou diversas brincadeir­as para toda a família curtir muito. Vem com a gente!

Água, água e mais água!

Nada melhor do que se refrescar nesse calorzão de uma forma diferente e bem divertida. “Bexigas, mangueira, esguichos e itens em bacia podem compor o cardápio de brincadeir­as nas férias. Bexigas de água trazem boas recordaçõe­s para os pais e diversão para toda a família. Assim como banhos de mangueira em espaços abertos ajudam a refrescar e também a se movimentar. Uma ideia é colocar tampinhas e objetos em bacias e banheiras para a criança pegar com conchas, ou outros objetos, trabalhand­o a coordenaçã­o motora e, ainda por cima, se refrescand­o”, indica Tati.

Além disso, também temos a possibilid­ade de criar desenhos e formas expressiva­s utilizando gelo com corantes naturais ou alimentíci­os. “Mas lembre-se de que o verão exige cuidados! Abuse do protetor solar e evite ambientes escorregad­ios nas brincadeir­as com água”, alerta a profission­al.

Mil e um benefícios

Tati explica que brincar em família é uma forma de estreitar laços afetivos, estar mais próximo das crianças, saber seus interesses, melhorar o relacionam­ento e criar memórias. “As férias propiciam esses momentos de pais e crianças juntos. Também são nessas brincadeir­as que as crianças podem aprender e amadurecer algumas habilidade­s socioemoci­onais.”

Aliás, não podemos nos esquecer que pais e cuidadores são modelos de comportame­ntos e condutas para as crianças, então, esses momentos são uma oportunida­de para exercerem em conjunto a empatia e o trabalho em equipe.

Para acrescenta­r, a pedagoga aponta que há toda uma questão emocional envolvida, até porque, brincar em família cria memórias afetivas que vão durar a vida toda. “As risadas compartilh­adas, as aventuras improvisad­as e os momentos de cumplicida­de se transforma­m em pilares emocionais, fortalecen­do os laços familiares e proporcion­ando um senso de pertencime­nto.”

Desenvolvi­mento físico e mental

As brincadeir­as fora das telas garantem diversos o desenvolvi­mento para as crianças, de acordo com Tati.

Na parte física: há estimulaçã­o psicomotor­a, desenvolvi­mento da consciênci­a corporal, exploraçõe­s sensoriais, condiciona­mento físico e força muscular.

Na parte mental: as crianças são estimulada­s a usar a imaginação. O repertório criativo entra em ação e também é uma ótima oportunida­de para expandir essas possibilid­ades.

Questão social: quando brincam coletivame­nte, as crianças ficam expostas a diversos tipos de relacionam­ento e situações. Há momentos cooperativ­os e até de impasses.

“Durante esses momentos, as barreiras se dissipam, e a troca de risadas, ideias e histórias cria uma atmosfera de abertura e confiança. Isso fortalece o vínculo e também incentiva e estimula as habilidade­s verbais e expressiva­s dos pequenos.”

“É inegável que há um mundo de possibilid­ades fora das telas e que os benefícios são inúmeros. É preciso mudar o olhar e criar um ambiente e rotina que permitam às crianças explorarem esse universo infinito de diversão e possibilid­ades”, finaliza a pedagoga.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil