Meiahora - RJ

Ralação no Natal

Serão criadas 155 mil vagas de trabalho temporário

-

Uma pesquisa revelou que as vendas de Natal devem gerar 155 mil oportunida­des de trabalho temporário em todo o Brasil. O número é 5,5% maior que o verificado em 2011, quando foram convocados 147 mil funcionári­os extras para a época natalina.

O estudo foi encomendad­o pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizá­veis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e pelo Sindicato das Empresas Prestadora­s de Serviços Terceirizá­veis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprest­em).

Segundo a pesquisa, das 155 mil pessoas que serão contratada­s para trabalho extra, pelo menos 15% têm chances de efetivação. Isso significa que cerca de 23 mil brasileiro­s — 4,5% a mais do que em 2011 — poderão conseguir emprego efetivo depois das festas de fim de ano.

Cuidados nas entrevista­s

Para não perder a chance de emprego, é prudente ter cuidado com a roupa da entrevista. Transparên­cia, saltos muito altos, minissaia, short e barriga de fora são proibidos. Endereços de e-mail ‘engraçadin­hos’ também devem ser evitados.

O advogado trabalhist­a Elton Silva sugere cuidado aos candidatos. “É preciso exigir que, no contrato, estejam claras as garantias trabalhist­as”, lembra ele.

A vendedora Marina Branco, 19, acredita que tem chance de ser efetivada em 2013. “Sou atenciosa com os clientes e procuro sempre me qualificar no trabalho”, conta a estudante, contratada como t emporária pela l oja Checklist, do Shopping Tijuca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil