Meiahora - RJ

Arco-íris gay coloriu a orla de Copacabana

A 17ª edição da Parada do Orgulho LGBT atraiu mais de 1 milhão de pessoas ontem

-

Embalada por 15 trios elétricos, uma multidão coloriu ontem à tarde a orla de Copacabana com as cores do arco-íris, para celebrar a 17ª Parada do Orgulho LGBT. Com o lema ‘Coração não tem preconceit­os. Tem amor’, mais de um milhão de pessoas, entre gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuai­s e simpatizan­tes da causa, desfilaram pela Avenida Atlântica, do Posto 6 à Praça do Lido, para exigir igualdade de direitos e o fim do preconceit­o contra os casais homossexua­is.

Cantando o Hino Nacional, a travesti Jane Di Castro abriu oficialmen­te o evento, comandado pelo Grupo Arco-Íris e Instituto Arco-Íris, com o apoio da Secretaria de Estado de Assistênci­a Social e Direitos Humanos. O presidente do Grupo Arco Íris, Júlio Moreira, promoveu um beijaço. “Vamos brincar e dar beijo na boca. Mas não vamos nos esquecer que coração não tem preconceit­o”, disse ele, lembrando os 266 homossexua­is assassinad­os só no ano passado em todo o Brasil.

Mães de homossexua­is vieram na frente do desfile. “Tenho umfilho que é gay. Aprendi a respeitar o outro”, disse a vendedora Verônica dos Reis Campos, 36 anos.

Fantasiado­s e mascarados, os participan­tes carregavam a bandeira gigante do movimento gay, que não resistiu e rasgou no meio do desfile. Teve de tudo: Zé Carioca, Carmem Miranda, Hebe Camargo, Miss Silicone e até quem preferiu vir só com o corpo pintado.

 ?? SANTI CARNERI / EFE ?? A bandeira do movimento LGBT rasgou durante o desfile, mas a multidão nem se importou
SANTI CARNERI / EFE A bandeira do movimento LGBT rasgou durante o desfile, mas a multidão nem se importou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil