Meiahora - RJ

Dor de cabeça deve ser tratada

Ela pode ser um sinal de muitas doenças sérias

-

Dor de cabeça é um mal que quase todas as pessoas do mundo vão sentir pelo menos uma vez na vida. A sensação dolorosa pode aparecer em qualquer região da cabeça, da testa até a nuca, e com intensidad­e e padrão variável.

De acordo com Thais Rodrigues Villa, professora do Departamen­to de Neurologia e Neurocirur­gia e Chefe do Setor de Cefaleias da Universida­de Federal de São Paulo (Unifesp), a dor de cabeça pode ser o sintoma de muitas doenças, como a gripe, trauma craniano e meningite. Assim, quando o problema é controlado, a dor também é.

As principais cefaleias na população, entretanto, são de origem tensional e as famosas enxaquecas. Nestes casos, não há cura, mas os quadros podem ser controlado­s com tratamento­s específico­s para cada caso.

“Toda dor de cabeça deve ser investigad­a. Deve ser procurada uma causa e, assim que diagnostic­ada, dada a orientação do uso de medicação, de que tipo, como usá-lo e até outras medidas que vão aliviar a dor. Automedica­ção nunca é o caminho”, destaca.

O uso exagerado de remédios pode desequilib­rar ainda mais os sistemas neurais, podendo gerar uma cefaleia crônica e mais difí- cil de ser tratada. A dor de cabeça também pode ser causada por fatores externos como fome, falta de ingestão de água e estresse, mas quando a frequência é maior que três vezes ao mês, quando a dor é tão intensa que acaba atrapalhan­do as atividades do dia a dia ou se o problema é acompanhad­o por sintomas como náuseas, vômitos, tonturas, alterações visuais ou febre, está na hora de procurar um médico.

Segundo Thais, a falta de um diagnostic­o pode levar a umapiora da doença que causa a cefaleia. Além disso, não fazer o tratamento correto pode aumentar a frequência e a intensidad­e das crises.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil