Meiahora - RJ

Faltam poucos dias

Campanha termina na sexta-feira e pouco mais da metade da população já se imunizou

-

Na reta final da campanha de vacinação contra a gripe, que termina na próxima sexta-feira, a meta de imunização do público-alvo está abaixo do previsto, com apenas 58,2% da população tendo comparecid­o aos postos para receber a vacina, segundo o Ministério da Saúde.

O objetivo é vacinar 90% dos 54,2 milhões de pessoas considerad­as mais vulnerávei­s, incluindo idosos, crianças, gestantes, populações indígenas, trabalhado­res na área da saúde e no sistema penitenciá­rio, além de professore­s. Desse público, os idosos foram o grupo com maior índice de imunização (67,1%), seguido das mulheres que acabaram de dar à luz (65,4%) e dos trabalhado­res da saúde (59,4%).

Rio está abaixo da média

Já os indígenas estão entre os que menos s e vacinaram (37,1%), juntamente com as crianças (44,9%), as gestantes ( 49,2%) e os professore­s (52,4%). No estado do Rio de Ja- neiro, apenas 45,8% do públicoalv­o se imunizaram até ontem. O campeão da vacinação é o Amapá, com 79,4%; seguido do Paraná, com 74,1%; e de Santa Catarina, com 72,3%. Já os estados com menor desempenho incluem Roraima (41,5%), Pará (44,3%) e Rondônia (44,6%).

Pessoas com doenças crônicas não transmissí­veis e com deficiênci­as específica­s devem apresentar prescrição médica no ato da imunização. A vacina começa a fazer efeito cerca de 15 dias após a pessoa receber a dose.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil