Meiahora - RJ

Do ‘pódio’ pra cadeia

Um dos chefes do esquema sujo no 7º BPM foi eleito o ‘policial do ano’

-

Eleito o melhor policial de 2015, devido às diversas prisões realizadas quando estava no 7º BPM (Alcântara), o sargento André Luiz de Oliveira Sodré, o Sobrancelh­udo, preso ontem, era um dos responsáve­is por comandar uma ala do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do batalhão de São Gonçalo que mais faturava com arregos, segundo a investigaç­ão que desencadeo­u a Operação Calabar. A equipe dele chegava a receber R$ 3,5 mil por semana só de traficante­s da Favela Novo México — o dinheiro era dividido entre pelo menos sete militares.

“Traficante­s da comunidade ( Novo México) diziam que só pagavam ao Sobrancelh­udo e que os outros GATs podiam fazer operações que iriam ser recebidos a bala”, afirmou o delegado assistente daDelegaci­a deHomicídi­os deNiterói, Itaboraí e São Gonçalo, Marcus Amin, responsáve­l pelo inquérito que culminou na Calabar.

De acordo com a Polícia Civil, o ‘GAT do Luiz Fofoca ou Caveirão’ também era um dos grandes arrecadado­res de propina no 7º BPM. A guarnição era chefiada pelo sargento Luís Cláudio Martins Costa, o Luiz Fofoca, também preso na Operação Calabar. O dinheiro do arrego era pago até dentro do próprio batalhão de São Gonçalo, ao qual os homens ‘contratado­s’ pelos PMs corruptos para fazer o elo com o tráfico tinham livre acesso.

Outro que também recebia uma alta quantia do tráfico, segundo a Polícia Civil, e também foi preso ontem é o cabo Marcelo Bento Vidile, que foi lotado no Patamo Coruja. Ele também foi capturado. Nem o Serviço Reservado (P-2) do 7º BPM ficou imune à propina: as investigaç­ões revelam que de 2014 a 2016 traficante­s de uma favela pagavam R$ 2 mil por semana a militares que trabalham à paisana para futuras ações de inteligênc­ia.

 ?? REPRODUÇÃO DO FACEBOOK ?? O sargento André Luiz de Oliveira Sodré com o troféu recebido em 2015: policial foi preso ontem
REPRODUÇÃO DO FACEBOOK O sargento André Luiz de Oliveira Sodré com o troféu recebido em 2015: policial foi preso ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil