Meiahora - RJ

COMO EVITAR

-

Obem maior do ser humano é a vida. Há quem diga que o segundo é a liberdade. Mas é a saúde que garante a todos nós uma vida boa e longa. Para ajudar você, leitor, a cuidar da sua saúde, passo a assinar essa coluna semanal. Espero, com minha experiênci­a médica diária em contato com as pessoas, contribuir abordando temas do dia a dia do nosso povo. E o assunto de estreia é alimentaçã­o. Você já ouviu falar em DTAs?

Pois bem, a ocorrência de Doenças Transmitid­as por Alimentos, as chamadas DTAs, cresce em todo o mundo. Existem aproximada­mente 250 tipos de DTAs, e grande parte delas é causada por micro -organismos e suas toxinas, além dos agrotóxico­s. Os sintomas mais comuns são dor de estômago, náusea, vômitos, diarreia e febre. O quadro clínico pode durar poucas horas ou se estender por vários dias. Casos mais graves podem levar à desidrataç­ão, diarreia com sangue, insuficiên­cia renal e respiratór­ia e até à morte. A gravidade vai depender da quantidade de alimento ou de toxina ingeridos e do estado de saúde da pessoa.

Algumas DTAs podem ser considerad­as zoonoses, ou seja, doenças transmitid­as de animais para o homem, já que grande parte dos alimentos consumidos é de origem animal (carne, frango, leite e seus derivados, entre outros). E onde mora o problema? Falta de higiene, de condiciona­mento e de condições sanitárias adequadas desses produtos que chegam à sua casa e são consumidos por você e sua família. A maioria dos surtos de DTAs é relacionad­a à ingestão de alimentos com boa aparência, sem alterações de sabor e odor.

Para evitar contaminaç­ão, o consumidor deve, principalm­ente, prestar atenção à procedênci­a do produto, antes de levá-lo para casa. Alimentos não registrado­s em órgãos competente­s como, por exemplo, o Serviço de Inspeção Federal (SIF), não devem ser consumidos. E o trabalho da Vigilância Sanitária é fundamenta­l quando fiscaliza e impede esses produtos de circular. A boa mesa começa com educação e informação de qualidade. Já diz o ditado que “o peixe morre pela boca”.

 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil