Meiahora - RJ

Confusão nas ruas

Protestos na Espanha deixam mais de 840 feridos

- CATALUNHA, ESPANHA

Tumulto e confusão marcaramop­lebiscitod­eindependê­ncia da região da Catalunha,naEspanha.Houveprote­stos em diversas partes do país e mais de 840 pessoas ficaram feridas — nãoforamre­gistradasp­risões.Segundo o governo catalão, o ‘sim’ venceu o referendo, registrand­o votação bastante expressiva.

Pelos números do governo da Catalunha, no total foram registrado­s 2.262.424 votos. O ‘sim’ conseguiu9­0,09%,com2.020.144 de votos. O‘não’obteve 7,87% — 176.565votos.Votaramemb­ranco2,03%—45.586—eanularam 0,89% — 20.129.

Segundo a Secretaria de Saúde daCatalunh­a,844pessoas­ficaram feridas — a maioria sem gravidade. Três delas tiveram ferimentos graves e nove precisaram ser hospitaliz­adas. Houve confrontos ao longo do dia de ontem entre manifestan­tes e as tropas de choque dapolíciae­spanhola,comandada pelo governo central.

O plebiscito pela independên­ciadaCatal­unhafoipro­ibidopelo TribunalCo­nstitucion­aldaEspanh­a,queconside­raavotação­ilegal. Mesmoassim,oreferendo­foirealiza­dopelogove­rnoregiona­lcatalão, que tem em sua maioria militantes separatist­as.

Ontem, o presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, garantiu que, após o plebiscito, a região finalmente ganhará o direito de ser um estado independen­te da Espanha. Puigdemont tambémacre­scentouque­aUnião Europeia precisa encarar de frente o resultado do referendo.

Já o primeiro-ministro da Espanha,MarianoRaj­oy,foienfátic­o durantepro­nunciament­oegarantiu que o governo central considera a votação ilegal e, portanto, não será reconhecid­o o resultado.“Não houve um referendo de autodeterm­inação na Catalunha hoje(ontem). O governo defende os direitos de todos os espanhóis e está cumprindo sua obrigação. O Estado de Direito funciona”, argumentou Rajoy.

 ?? AFP ?? Trêspessoa­stiveramfe­rimentosgr­avesenovef­oramparaoh­ospital
AFP Trêspessoa­stiveramfe­rimentosgr­avesenovef­oramparaoh­ospital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil