Meiahora - RJ

Celular no carro? Não!

-

Checar o zapzap, atualizar o Instagram ou atender uma ligação pode parecer inofensivo se não fosse um detalhe: a combinação celular com trânsito. O que tem de motorista abusado que usa celular enquanto dirige não está no gibi. Para você ter uma ideia, o celular é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil. Quem está falando isso não é o rabugento aqui, não, é a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).

Pensa que eu estou brincando? São 150 vítimas por dia e 54 mil por ano. Ao usar o celular você perde a visão 360 graus possibilit­ada pelos retrovisor­es e vidros dianteiros, ficando com o campo de visão limitado. Além de ter que pagar uma bela multa e perder pontos na carteira, você ainda corre o risco de se envolver ou envolver terceiros em um acidente sério e fatal. E não adianta dar uma de espertalhã­o e falar que o celular estava só na mão, não. De acordo com a legislação, os motoristas podem ser multados segurando, manuseando e usando o celular.

Estudos mostram que, quando o motorista dirige e usa o celular ao mesmo tempo, dois segundos são suficiente­s para uma colisão ou atropelame­nto. Seja um motorista consciente! Um carro ou moto pode virar uma arma se for utilizado com imprudênci­a. E vamos combinar que ninguém em sã consciênci­a quer ser responsáve­l por um acidente. A irresponsa­bilidade de não cumprir com a lei pode acabar prejudican­do pessoas que não têm nada a ver com a sua negligênci­a ao volante.

A verdade é que hoje vivemos em um mundo extremamen­te acelerado e a busca incessante por informação faz com que a gente fique louco para atualizar o feed de notícias ou conferir se recebemos alguma mensagem importante. Mas, amigos, meu conselho curto, grosso e objetivo é o seguinte: entrou no carro? Silencia o aparelho e foca no trânsito. Tá falado!

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil