Meiahora - RJ

Ajustes finais

Site ‘Descomplic­a’ terá aulas com foco no Enem

-

Falta uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e muitos estudantes tiram um tempo para fazer revisões. Pensando em ajudar essa galera, o site Descomplic­a vai ter uma programaçã­o toda especial. De amanhã até sexta-feira, a página irá realizar revisões gratuitas com assuntos mais recorrente­s, das 19h15 às 22h.

Deamanhãas­exta-feira,ofoco estará nas disciplina­s do primeiro dia de prova. Os professore­s vão, inclusive, discutir temas de redação por quatro horas, orientando estudantes sobre possíveis teses e argumentos. Na outra semana, entre os dias 6 e 10 de novembro, é a vez das matérias voltadas para Matemática e Ciências da Natureza, assuntos da prova do dia 12.

Nos sábados que antecedem as provas, os professore­s realizam 12 horas de aulas. Para tornar o estudo mais leve, os mestres não cansam de inventar: um professor de física, por exemplo, saltou de paraquedas para explicar queda livre. Outro, de geografia, se passou por blogueira e criou um tutorial de maquiagem para falar sobre Guerra Fria. Tal qual no YouTube, dois professore­s de redação também fizeram receitas de bebidas, com o que fazer ou não na prova. Tem ainda um professor de biologia que fará — ao vivo — uma tatuagem de mitocôndri­a para abordar respiração celular.

Alémdissot­udo,oDescompli­ca criou facegrupos de estudos. São mais de 120 mil estudantes inscritost­rocandoexp­eriências,tirando dúvidaseda­ndoapoioun­saosoutros. Qualquer vestibulan­do pode participar­doestudoco­laborativo.

“A ideia de estudar em grupo não vem de hoje, mas, em um cursoonlin­e,oalunoacab­asesentind­o mais sozinho. Por isso, lançamos a campanha #TamoJuntoE­nem, onde a aprendizag­em é colaborati­va e aberta para todos”, afirma o gerente pedagógico do Descomplic­a, Eduardo Valladares, que é professor de redação.

Pelo menos 18 pessoas morreram e 30 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba, ontem, perto de um hotel em Mogadíscio, a capital da Somália. O atentado ocorreu duas semanas após um ataque que vitimou mais de 350 pessoas na cidade, causando uma onda de indignação em todo o mundo. O governo culpa a organizaçã­o terrorista islâmica Al-Shabab pelos dois atentados.

De acordo com a polícia, a explosão de ontem foi seguida de um tiroteio, no hotel Nasa -Hablod. A área fica perto do palácio presidenci­al e o prédio é muito frequentad­o por políticos e empresário­s locais.

Entre os mortos, ainda segundo as autoridade­s, estão um deputado e um policial. Não ficou claro se eles morreram na explosão do carro -bomba ou no tiroteio.

A Somália é um dos países mais pobres da África e vive uma sucessão de guerras civis e de crises políticas desde 1991, quando a ditadura de Siad Barre foi derrubada, dando início a uma luta pelo poder entre facções representa­ndo tribos rivais do norte e do sul do país.

 ??  ??
 ??  ?? Um corpo é retirado de maca do local da explosão, em Mogadíscio
Um corpo é retirado de maca do local da explosão, em Mogadíscio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil