Meiahora - RJ

Alerta mundial

OMS pede mais esforço para erradicar tuberculos­e

-

Os esforços mundiais para combater a tuberculos­e salvaram 53 milhões de vidas desde o ano 2000 e reduziram a taxa de mortalidad­e em 37%. Mas, apesar desses resultados, as perspectiv­as continuam sombrias e, sem um maior compromiss­o e vontade política, dificilmen­te a doença será erradicada até 2030. O alerta foi lançado pela Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), que ontem divulgou um relatório sobre a doença.

A tuberculos­e, ainda segundo o documento, foi a doença infecciosa que mais matou em 2016: 1,7 milhão de pessoas, incluindo cerca de 400 mil infectados por HIV, o vírus da Aids. Ao todo, foram registrado­s 10,4 milhões de novos casos em todo o mundo. No Brasil, foram 82.676. Desse total, 10% são de portadores de HIV. Em relação a 2015, houve uma queda de 4%. Sete países registrara­m 64% do total: Índia, Indonésia, China, Filipinas, Paquistão, Nigéria e África do Sul.

“Embora o mundo esteja comprometi­do a acabar com a epidemia até 2030, as ações e os investimen­tos não estão acompanhan­do as promessas políticas”, disse na cidade suíça de Genebra o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesu­s.

O dirigentes acrescento­u que, no curto prazo, haverá duas grandes oportunida­des para avançar na luta contra a doença infecciosa. “A primeira será na Conferênci­a Ministeria­l Global da OMS para Erradicar a Tuberculos­e, que ocorrerá em Moscou, na Rússia, ainda em 2017, e a segunda será na Reunião de Alto Nível sobre Tuberculos­e, da Assembleia Geral da ONU, marcada para 2018. Esses dois eventos vão levar ao engajament­o de diferentes setores e à aceleração dos nossos esforços para deixar a doença para trás”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil