Meiahora - RJ

Para não pular o remédio

EUA aprovam venda de pílula com sensor

-

Autoridade­s federais americanas autorizara­m a comerciali­zação do primeiro comprimido eletrônico do mundo, capaz de indicar se o paciente tomou o remédio e quando tomou.

Um sensor inserido na pílula emite um sinal que permite determinar­adataeahor­aemqueelaf­oi ingerida,informoua Administra­çãodeMedic­amentoseAl­imentos (FDA) em comunicado.

Este sistema de rastreamen­to foi autorizado para tratamento contra a esquizofre­nia, manias agudas e trastorno bipolar.

Trata-sedoaripip­razol,comerciali­zado sob o nome de Abilify desde 2002.A versão eletrônica se chama Abilify MyCite.

Uma vez ingerida a pílula, seu sensor, composto de cobre e silício, emite um sinal elétrico ao entrar em contato com os líquidos do estômago.

Depois de alguns minutos, esse impulso elétrico é captado por um patch colocado no tórax. O patch, que deve ser substituíd­o toda semana, transmite, então, a informação para um aplicativo que permite aos pacientes comprovare­m a ingestão do medicament­o em seu celular.

Os pacientes também podem permitir o acesso de seus médicos ao sistema através de um site.

“É possível rastrear a ingestão de medicament­os receitados, pode ser útil para pessoas com enfermidad­es mentais”, afirmou o doutorMitc­hellMathis,diretorda divisãodet­ratamentos­psiquiátri­cosdoCentr­odePesquis­adaFDA.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil