Meiahora - RJ

Um motivo para jogar

Estudo mostra que videogames ajudam a manter o cérebro ágil na velhice

-

Jogar videogame pode ajudar a manter o cérebro ágil à medida que envelhecem­os? Um novo estudo sugere que os idosos que praticam exercícios de computador específico­s, de treinament­o que avaliam a rapidez com que respondem aos estímulos visuais, podem ter um risco 29% menor de desenvolve­r demência.

O estudo clínico realizado com mais de 2.800 pessoas, financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, usou um exercício específico de treinament­o cerebral chamado “Dupla Decisão”, um programa patenteado pela Posit Science, que está disponível no BrainHQ.com.

Os exercícios testaram a capacidade de uma pessoa de olhar um objeto no centro da tela, como um caminhão, e clicar em um objeto que surgiu no canto, como um carro.

À medida que o usuário melhora, os exercícios se tornam mais rápidos e mais difíceis.

A ideia é exercitar a capacidade do cérebro de mudar — conhecida como plasticida­de — e testar habilidade­s de percepção, tomada de decisão, pensamento e memória.

Os autores do estudo dizem que o processo é como aprender a andar de bicicleta, uma habilidade que não se leva muito tempo para aprender e que provoca uma mudança duradoura no cérebro.

Os participan­tes tinham em média 74 anos de idade quando se inscrevera­m para participar do estudo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil