Meiahora - RJ

Incêndio mata 19

A polícia prendeu vários suspeitos pelo crime

- PEQUIM, CHINA

Dezenove pessoas morreram e oito ficaram feridas, na noite de sábado, após uma pensão ao sul de Pequim, na China, pegar fogo. A informação foi confirmada ontem pelas autoridade­s locais. Este é um dos acidentes mais graves na cidade nos últimos anos.

A pensão é conhecida pelos preços baratos dos quartos, o que atrai trabalhado­res de várias partes do país, que se mudam para lá em busca de emprego na forte indústria têxtil da região. Segundo a agência de notícias oficial chinesa Xinhua, a polícia acredita que o incêndio tenha sido criminoso e prendeu vários suspeitos, apesar de as autoridade­s afirmarem que ainda estão investigan­do o que deu início ao fogo.

Foram acionadas 14 equipes do Corpo de Bombeiros para controlar o incêndio. As chamas só foram apagadas depois de seis horas. Os oito feridos foram encaminhad­os para hospitais da região e continuava­m internados até a noite de ontem. Não foi divulgado o estado de saúde deles.

O incêndio aconteceu pouco depois de o governo de Pequim lançar uma campanha para embelezar o centro da cidade, determinan­do o fechamento de pequenos comércio que, na visão das autoridade­s, ‘enfeiam’ a capital chinesa. Os críticos desta iniciativa afirmam que um dos objetivos da ‘banho de loja’ é expulsar os trabalhado­res migrantes para bairros da periferia, como o distrito de Daxing, onde fica a pensão destruída pelo fogo.

Os incêndios são frequentes na China devido à falta de cumpriment­o das normas de segurança. Em setembro, 11 pessoas morreram em duas casas que pegaram fogo na cidade de Taizhou, no leste do país.

 ?? AFP ?? Bombeiros levaram seis horas para apagar as chamas na pensão
AFP Bombeiros levaram seis horas para apagar as chamas na pensão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil