Meiahora - RJ

Ano novo, casa nova

Bem planejadas, pequenas reformas podem ajudar a repaginar o lar para 2018

-

Começar 2018 com a casa repaginada pode ser uma forma de iniciar o novo ano com as energias renovadas. E, mesmo que o orçamento esteja um pouco apertado, é possível realizar pequenas mudanças no imóvel sem gastar muito. Para a arquiteta Ana Cano Milman, a criativida­de é a principal aliada paraosqued­esejammuda­roscômodos do lar sem investir muito.

“Obras que envolvem marcenaria­emuitosrev­estimentos,em geral, costumam ser mais caras. Para elaborar espaços ou repaginá-los sem gastar muito, o ideal é utilizar o que já temos dentro do ambiente e restaurar os itens ou mudar um pouco”, explica a arquiteta.Anaressalt­aque,antesde qualquerob­ra,éfundament­alfazer o planejamen­to da intervençã­o. “Seja em tempos de dificuldad­es econômicas ou não: toda obra necessita de um planejamen­to. Quando começar e por onde começar, o que fazer, o que precisaser­totalmente­mudado,o quenecessi­taapenasde­reparos.É importante­tambémtere­mmente o quanto quer ou pode gastar, pois isso ajuda a priorizar o que será feito”, aconselha.

Segundo Ana, em áreas molhadas como banheiro e cozinha, em vez de trocar todos os azulejos e a iluminação, é melhor aplicar ladrilhos no meio da parede. “Dessa forma, o espaço ganha novo ar e cor”, ressalta. A profission­al sugere também investir em cores nas paredes ou em itens decorativo­s. “Com o uso da cor certa é possível aumentar espaços, deixar o local mais aconchegan­te e até mesmo mais alegre. Além disso, móveis claros e mais baixos otimizam o ambiente”, diz Ana.

No caso dos móveis, não é necessário comprar novos. A arquiteta conta que sofás e poltronas podem ganhar novas estampas e as almofadas novas capas. Colocar um tapete também funciona bem. Para quem não deseja pintar as paredes, a dica é usar papel de parede.

 ??  ?? Dois dos projetos assinados pela arquiteta Ana Cano Milman
Dois dos projetos assinados pela arquiteta Ana Cano Milman
 ?? Fotos Divulgação ??
Fotos Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil