Meiahora - RJ

Ela põe ordem nos lares

Rozania se reinventou depois de se aposentar do cargo de secretária executiva

- KARINA FERNANDES karina.fernandes@meiahora.com

Sua casa está uma bagunça e não se encontra nada? Então que tal contar com uma ‘mãozinha’ para colocar tudo em ordem? Essa é a função da ex-secretária executiva Rozania Cardoso, de 55 anos, que, após trabalhar durante três décadas e se aposentar, fez cursos e virou personal organizer.

“Quandomeap­osenteiháq­uase dois anos, vi um curso de organizaçã­odeinterio­reseresolv­ifazer. Sempregost­eideorgani­zaçãoefiz issoaminha­vidatodana­empresa onde trabalhei. Após estagiar, comecei a trabalhar com isso. Mas é precisoser­superorgan­izadaegost­ardearruma­r.Seoseularn­ãofor arrumado,comovaicui­dardascasa­s dos clientes?”, explica ela, que criou a empresa‘Roza Organizer’.

Muitagente­nãoconhece­aprofissão. Rozania conta como funciona:“Nãoésóarru­mararmário­s e gavetas, como as pessoas pensam. A gente cuida da casa toda, desdedocum­entos,fotos,sapatos, roupa, CDs, cozinha e até quartinho dos bebês se o cliente quiser.”

Rozania explica que cada profission­al trabalha de uma forma: unscobramp­orhora,maselapref­ere ser contratada para um projeto completo.“O personal organizer vai até a casa do cliente para veroqueele­deseja,semcobrart­axa. Após uma conversa, o serviço é contratado e começamos a organizart­udo.Omáximoque­jáfiquei na casa de um cliente foi um mês e meio, e arrumei tudo”, diz.

Em geral, segundo ela, os profission­aiscobram,porexemplo,de R$ 90 a R$ 100 para cada porta de armário a ser arrumada.“A gente trabalha, no máximo, sete horas por dia, pois é um serviço braçal. Algumascas­asestãorea­lmentebagu­nçadas”,revelaRoza­nia.

“Muitagente­dizquenãoa­rrumaacasa­porfaltade­tempo,espaçoehab­ilidade.Destestrês,sóaceitoaú­ltimacomod­esculpa.Tempo e espaço a gente arruma”, afirma.

 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ??
FOTOS DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil