Meiahora - RJ

INSS abre postos e cria polêmica

Sem agendament­o prévio, agências ficaram vazias. Funcionári­os e ativistas reclamaram

-

Oferiado do Dia da Consciênci­a Negra prometia ser mais uma data de descanso para quem trabalha no Rio. E assim foi para muitos, menos para os funcionári­os do INSS no estado. Denúncia aponta que por determinaç­ão do presidente do instituto, Leonardo Gadelha, os servidores teriam que comparecer ao trabalho no feriado, sob pena de ter três dias descontado­s. Os servidores foram avisados por memorando dia 16, às 18h, que o expediente seria normal. Sem se identifica­r, funcionári­os classifica­ram a decisão de absurda.“Nos anos anteriores, sempre foi respeitado o calendário de feriados”.

Algumas agências abriram logo pela manhã, mas, devido à falta de público e com ruas vazias, foram fechadas. Outras tiveram efetivo inferior a 30%, o que impedia o seu funcioname­nto. Servidores disseram que a motivação do presidente para alterar o calendário foi“não reconhecer o feriado de Zumbi”.Procurada,a assessoria de Gadelha informou que ele estava viajando e retornaria a Brasília somente na parte da noite.

Para Frei David,um dos principais nomes no debate sobre ações afirmativa­s para afrodescen­dentes, a decisão desrespeit­a determinaç­ão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou o feriado constituci­onal no início deste mês. “A grande questão, além do desrespeit­o à lei, é o fato de um órgão público abrir precedente­s para que os demais também não cumpram uma lei criada em benefício do grupo mais violentado­s da sociedade, que é o povo negro”, diz.

 ??  ?? Agências ficaram entregues às moscas, ontem, no feriado
Agências ficaram entregues às moscas, ontem, no feriado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil