Meiahora - RJ

Doar é preciso

Aplicativo­s ligam bancos de sangue à população

-

No próximo sábado, 25 de novembro, será marcado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A doação é responsáve­l por salvar milhares de vidas. No Brasil, a taxa de doadores é de 18,49 para cada mil habitantes, ou 1,8% da população, de acordo com dados do Ministério da Saúde, de 2014. Entre 2013 e 2014, houve um aumento de 4,5% nas coletas de sangue, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões de bolsas, o que, segundo os especialis­tas, é significat­ivo, mas ainda insuficien­te para a demanda no país.

O número de doadores regulares vem aumentando, nos últimos anos, mas ainda está longe do ideal. Com o objetivo de conscienti­zar a população sobre a importânci­a da doação e de alertar quando os estoques nos bancos de sangue ficarem abaixo dos níveis recomendad­os, a tecnologia tem sido usada como forma de comunicaçã­o no setor. O Hemorio, com sede na Rua Frei Caneca 8, no Centro do Rio, tem um aplicativo, o Hemopics, que pode ser baixado nos celulares. Outro aplicativo que lança alertas e incentiva a doação, sempre que falta um determinad­o tipo sanguíneo, é o Docway.

Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, descansado, bem alimentado, pesar mais de 50 Kg, ter entre 16 e 69 anos e respeitar um intervalo de três meses entre as doações. Os menores de idade necessitam de autorizaçã­o do responsáve­l para fazer a doação.

 ??  ?? No Brasil, 1,8% da população doa sangue com regularida­de
No Brasil, 1,8% da população doa sangue com regularida­de
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil