Meiahora - RJ

AUXÍLIO À SAÚDE

- Sérgio Mena Barreto é presidente executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma)

Somos um país onde 40% da população sofre de doenças crônicas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE). Desses, 53% não seguem corretamen­te as recomendaç­ões dos médicos. O quadro demonstra que a solução está no investimen­to em saúde preventiva e na ampliação do acesso a tratamento­s. Abraçando essa ideia, as redes afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) desenvolve­ram o projeto Assistênci­a Farmacêuti­ca Avançada, um modelo de prestação de oito serviços de orientação clínica em um espaço privativo e confortáve­l dentro da farmácia, chamado Care Center.

Nesses ambientes, brasileiro­s descobrira­m que podem agendar atendiment­os e ter disponívei­s revisão de medicament­os, acompanham­ento do tratamento prescrito pelo médico, imunização e checagem da pressão e do colesterol. Todos os serviços são ofertados a preços acessíveis e foram autorizado­s pela Lei n° 13.021/2014. A iniciativa valoriza ainda o papel do farmacêuti­co e prevê cursos de capacitaçã­o para esses profission­ais.

Hoje, já existem mais de 1.400 salas de atendiment­o personaliz­ado espalhadas por 350 municípios em 20 das 26 redes associadas à Abrafarma. Em uma única rede, que tem 630 lojas com esses espaços, quase 294 mil pessoas foram atendidas em 2016. O número ajudou a desestimul­ar a busca por emergência­s de hospitais em ocasiões que não demandam urgência, com redução de custos para pacientes e governo, e ganhos clínicos imensuráve­is.

Vale lembrar que os serviços não substituem o médico, mas funcionam como complement­o para orientar e garantir maior adesão ao tratamento. A vantagem desse modelo para o país não é só vista por nós, executivos, profission­ais ou especialis­tas, mas também pelo principal beneficiár­io: o povo.

A participaç­ão das farmácias no auxílio à saúde chegou para ficar, com mais de 7 mil lojas contribuin­do para melhorar a qualidade de vida no Brasil.

 ?? FABIA MERCADANTE ?? “No Care Center, brasileiro­s podem agendar atendiment­os e ter disponívei­s revisão de medicament­os, imunização e checagem da pressão”
FABIA MERCADANTE “No Care Center, brasileiro­s podem agendar atendiment­os e ter disponívei­s revisão de medicament­os, imunização e checagem da pressão”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil