Meiahora - RJ

Que tal um cafezinho?

Tomar a bebida com moderação pode ser benéfico para a saúde, diz estudo

-

Beber café com moderação — de três a quatro xícaras por dia — traz, em geral, mais benefícios do que riscos para a saúde, segundo pesquisado­res da universida­de britânica de Southampto­n, que analisaram os resultados de mais de 200 estudos sobre o impacto da bebida no corpo humano. No entanto, os cientistas recomendar­am que ninguém comece a beber café para fins “medicinais”, acrescenta­ndo que a bebida deve ser tomada com pouco açúcar e sem leite, creme ou acompanham­entos gordurosos.

Em geral, segundo os pesquisado­res, foram observados em bebedores de café riscos menores para doenças no fígado, derrames, problemas cardíacos e alguns tipos de câncer, incluindo o de fígado. O café, ainda de acordo com a pesquisa, é um fator nessa tendência, mas outros devem ser levados em conta, como a idade da pessoa, se ela é fumante ou não e se pratica exercícios físicos.

Por outro lado, o consumo de café durante a gravidez pode ser prejudicia­l — a recomendaç­ão é que não se tome mais de duas xícaras ao dia. E as mulheres com osteoporos­e — que correm risco de sofrer fraturas ósseas — também deveriam controlar o consumo de café.

Coautor da pesquisa, o professor Paul Roderick afirmou que mais pesquisas clínicas são necessária­s antes de anunciar resultados mais conclusivo­s, embora “os benefícios do consumo moderado de café parecem superar os riscos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil