Meiahora - RJ

Dois PMs vão em cana

Policiais militares são acusados de receber propina de milicianos da Baixada

-

Acrueldade de milicianos, que tinham o costume de desfilar em praça pública com seus desafetos antes de assassiná-los, foi revelada durante as investigaç­ões que culminaram em uma ação conjunta do Ministério Público (MP-RJ), da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) e da Corregedor­ia da Polícia Militar, ontem. Dois PMs foram presos, acusados de receber propina do grupo criminoso que agia principalm­ente em Duque de Caxias, São João de Meriti e Belford Roxo.Emoutraope­ração,emBangu, na Zona Oeste do Rio, policiais civis apreendera­m armas, munição equipament­os e roupas falsificad­as da instituiçã­o que pertenciam a paramilita­res da Vila Catiri.

Testemunha­s ouvidas durante as investigaç­ões que levaram à ação conjunta contaram que, “para dar exemplo”, os milicianos da Baixada desfilam com as vítimas algemadas antes de levá -las para o local onde eram exe- cutadas. Os corpos eram jogados em rios da região — e muitos deles nunca foram encontrado­s. Além de homicídios, os paramilita­res são acusados de roubos de carros e de cargas, extorsão mediante ameaça, ao exigir pagamento de taxas de ‘segurança’ de moradores e comerciant­es, venda ilegal e superfatur­ada de gás e água e exploração de sinal ilegal de TV a cabo (‘gatonet’).

A operação de ontem foi uma continuaçã­o da “Fake Fireman” (falso bombeiro). Na primeira fase, em agosto, oito milicianos foram presos. Ontem, foram sete capturados: além dos policiais Luciano Marques Lima da Silva e Luciano do Nascimento Mendes, lotados no 15º BPM (Caxias) e 21º BPM (Meriti), rodaram Roquelande Rodrigues da Silva Júnior, o ‘Bombeirinh­o’, acusado de ser o chefe da milícia; Wagner Rosa Vieira, Bruno Lima da Silva, Nilson Freitas de Souza e Reginaldo Pereira Diniz. Segundo o MP-RJ, 24 pessoas foram denunciada­s.

 ??  ?? Materialap­reendidona­VilaCatiri,emBangu:armas,munição,toucasninj­aseroupafa­lsadaPolíc­iaCivil
Materialap­reendidona­VilaCatiri,emBangu:armas,munição,toucasninj­aseroupafa­lsadaPolíc­iaCivil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil