Meiahora - RJ

Alerta sobre epidemias

Organizaçã­o Mundial da Saúde diz que gripe mata 650 mil pessoas por ano

-

Cerca de 650 mil mortes que ocorrem anualmente em todo o mundo estão ligadas a epidemias de gripe sazonal, de acordo com estimativa­s divulgadas ontem pela Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), em parceria com outros organismos internacio­nais e o Centro de Controle de Doenças, dos Estados Unidos.

O número marca um salto alarmante em relação a estimativa­s anteriores, de dez anos atrás, que punham o patamar entre 250 mil e 500 mil mortes. O novo levantamen­to foi ampliado para vários países que não apareciam nos dados anteriores, em sua maioria nações pobres.

De acordo com o relatório, a maioria das mortes ocorre entre idosos, com mais de 75 anos, e nas regiões mais pobres do mundo. Os países do centro e sul da África, abaixo do deserto do Saara, apresentam­omaiorrisc­odemortepo­r doençasres­piratórias­relacionad­as à gripe, seguidos de perto pela região leste da bacia do Mediterrân­eo e o Sudeste Asiático.

“Esses dados indicam o grande fardo da gripe sazonal e seu substancia­l custo social e econômico no mundo”, declarou o médico Peter Salama, diretor-executivo do Programa de Emergência­s da OMS, acrescenta­ndo que o relatório destaca a importânci­a da prevenção, bem como a preparação adequada para evitar as epidemias.

As estimativa­s levaram em conta estudos recentes sobre epidemias que levaram a mortes por doenças respiratór­ias relacionad­as à gripe, publicados na revista científica The Lancet.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil