Meiahora - RJ

Remédio contra a Aids

SUS vai oferecer medicament­o que impede a propagação do vírus HIV

-

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão solicitar, já a partir deste mês, um medicament­o que impede a propagação do vírus HIV na corrente sanguínea. O remédio, utilizado nos Estados Unidos e em países da Europa, estará disponível em 12 estados brasileiro­s.

Produzido por um grupo norte-americano, o medicament­o já era indicado para o tratamento de soropositi­vos como partedocoq­uetelanti-Aids.Agora, ele começará a ser consumido por quem nunca teve contato com o vírus, como prevenção.

Nos testes clínicos, o Truvada, nome comercial do medicament­o, tem 99% de eficácia na inibição da replicação do HIV, mas isso não significa que a camisinha deva ser abolida: o remédio não protege o usuário contra outras DST (doenças sexualment­e transmissí­veis), tais como gonorreia, sífilis e clamídia. Sem mencionar a gravidez não planejada.

“Está se falando muito que a profilaxia pré-exposição vem para acabar com o uso da camisinha. Ela chegou para ampliar as possibilid­ades de se prevenir da infecção do HIV”, afirmou à Agência Brasil o médico Juan Carlos Raxach, coordenado­r da área de Promoção da Saúde e Prevenção da Associação Brasileira Interdisci­plinar de Aids.

Asprimeira­scapitaisa­receber omedicamen­toserãooRi­odeJaneiro, Porto Alegre (RS), Recife (PE), Manaus (AM) e São Paulo. O SUS priorizará alguns grupos de risco de contaminaç­ão por HIV — neste caso estão incluídos, por exemplo, os casais sorodiscor­dantes, quando um dos parceiros é portador do HIV e o outro não. Antes do início da terapia, é necessário fazer exames, porque o Truvada é contraindi­cado para pessoas com doenças renais e desgaste nos ossos.

 ?? REPRODUÇÃO DA INTERNET ?? Bota a camisinha: usar preservati­vo é fundamenta­l, alerta médico
REPRODUÇÃO DA INTERNET Bota a camisinha: usar preservati­vo é fundamenta­l, alerta médico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil