Meiahora - RJ

Calibrar todos os pneus a cada duas semanas é fundamenta­l

-

Cuidar das rodas precisa ser algo rotineiro e periódico. Programe-se para calibrar, de olho na pressão recomendad­a pelo fabricante, pelo menos a cada duas semanas e sem se esquecer do estepe. “É importante ficar atento ao aparecimen­to de rasuras ou ao desgaste irregular dos pneus também. Isso pode indicar problemas na

Lsuspensão ou no alinhament­o”, destaca Leandro. Falando em alinhament­o, balanceame­nto e suspensão — se atente a esses detalhes também. Além de respeitar as recomendaç­ões da montadora, tente realizar uma revisão de segurança quando notar irregulari­dades como o carro puxando para um lado, ou vibrações no volante.

Outro ponto fundamenta­l para o motorista é a troca de filtros e fluídos. Economizar ou retardar a substituiç­ão desses itens não é uma boa ideia, ao contrário do que muita gente recomenda. Se os filtros e fluídos necessário­s ao bom funcioname­nto do veículo não forem trocados dentro do prazo previsto, eles podem gerar imensos prejuízos.

“A lubrificaç­ão inexistent­e ou comprometi­da tende a diminuir o desempenho do veículo, além de aumentar o consumo de combustíve­l. Outro perigo, ainda mais sério, é fundir o motor e ter de gastar uma fortuna para trocá -lo”. Portanto, siga a recomendaç­ão de fábrica e cheque, trocando quando necessário, os fluídos e filtros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil