Meiahora - RJ

Incêndio mata 37

Na Coreia do Sul, 130 pessoas ficaram feridas

- MYRIANG, CORÉIA DO SUL

Incêndio destruiu ontem um hospital da Coreia do Sul e deixou pelo menos 37 mortos e dezenas de feridos, na pior catástrofe do tipo no país nos últimos 10 anos. As causas são investigad­as. Quase 130 pessoas ficaram feridas. As chamas afetaram um edifício de seis andares, que também abriga um asilo na cidade meridional de Miryang.

Autoridade­s reconhecer­am que o hospital de Miryang, cidade de 115.000 habitantes do sudeste da Coreia do Sul, não dispunha de dispositiv­o anti -incêndio automático.

Vídeos publicados em redes sociais mostram um paciente agarrado em corda lançada a partir de helicópter­o que sobrevoava o hospital. Outro paciente saiu por janela para alcançar escada. Quase 200 pessoas estavam no prédio quando o incêndio começou, informou a polícia.

“Duas enfermeira­s disseram ter visto o fogo entrar na sala de emergência”, contou o bombeiro Choi Man-Woo. Todos os pacientes foram retirados do hospital e da residência de idosos do mesmo edifício.

A transferên­cia das 15 pessoas internadas no CTI, no terceiro andar, demorou mais tempo porque os bombeiros precisaram agir sob supervisão médica.

“As vítimas procedem tanto do hospital como da residência de idosos. Algumas morreram a caminho do hospital”, indicou Choi.

O presidente sul-coreano Moon Jae-In organizou uma reunião de emergência com os conselheir­os para determinas as medidas que devem ser adotadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil