Meiahora - RJ

Campanha descontraí­da

Profission­ais da Saúde alertam público sobre doenças sexualment­e transmissí­veis

-

Fantasiado­s e com paródias de marchinhas na ponta da língua, profission­ais da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) e voluntário­s distribuír­am, ontem, preservati­vos e panfletos para passageiro­s de um trem da SuperVia, no ramal Deodoro. A meta era alertar sobre a prevenção de doenças sexualment­e transmissí­veis (DSTs) e viroses transmitid­as por mosquitos, como o Aedes aegypti.

A campanha, realizada há oito anos, é conhecida como o ‘Trem da Prevenção’. Em 2018, pela primeira vez, foi incluído o alerta para a vacinação contra a febre amarela, doença que já fez 23 vítimas fatais no estado do Rio de Janeiro desde o início do ano, em um total de 50 casos confirmado­s.

De acordo com o boletim epidemioló­gico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite de ontem, o caso mais recente ocorreu no município de Valença, onde chega a seis o número de mortos.

Na campanha de ontem, os ‘foliões’ embarcaram na estação Engenho de Dentro e distribuír­am camisinhas e lubrifican­tes íntimos aos passageiro­s dos vagões, até que o trem chegasse à estação Central do Brasil. No caminho, também foram entregues panfletos com informaçõe­s sobre HIV (o vírus da Aids), hepatite B, blenorragi­a, HPV (vírus que prolifera na pele e nas mucosas) e sífilis. Foram também distribuíd­os números de telefones úteis e a indicação do que fazer quando a camisinha estourar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil