Meiahora - RJ

Tensão, dúvidas e troca de tiros em rebelião

Plano de fuga é descoberto, e presos fazem motim em penitenciá­ria de Japeri

-

Doisdiasap­ósaassinat­urado decreto de intervençã­o federalnaS­egurançado­Rio, uma rebelião se instaurou na Penitenciá­ria Milton Dias Moreira, em Japeri, na Baixada. O motim começou por volta das 17h, e sete agentesdaS­ecretariad­eAdministr­açãoPenite­nciária(Seap)foram feitos reféns. Até o fechamento desta edição, às 21h30, a rebelião continuava;trêsdosref­énstinham sidolibert­adosedoisd­etentoshav­iam sido baleados.

Agentes da Seap descobrira­m que detentos tentariam fugir. Foi feita então a contagem dos presos e, durante o procedimen­to, os servidores foram rendidos pelos criminosos que estavam com revólveres­epistolas.Apolíciafo­iavisadada­rebeliãopo­rligaçãode­um detento, segundo fontes na Seap. Pouco antes das 21h, o Grupo de Intervençã­oTáticadaS­eapentrou na unidade para retomar o controle e houve a troca de tiros.

Em um primeiro momento, a Secretaria de Segurança Pública e aSeapnãoso­uberamcomo­iriam proceder, já que, na sexta-feira, o decreto presidenci­al tinha passado o comando da área para o generaldoE­xércitoBra­gaNetto.Porém,oComandoMi­litardoLes­te informou que “como o CongressoN­acionalnão­haviavotad­oainterven­çãofederal,quemtinhaq­ue conduzir a crise era a Seap”.

No comando da Seap, o secretário David Anthony Gonçalves Alves então ativou o gabinete de crise no Centro Integrado de ComandoeCo­ntrole,eaPMenviou homens para o entorno do local.

 ?? REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS ?? Penitenciá­riaMiltonD­iasMoreira,emJaperi,naBaixadaF­luminense,ondeocorre­uarebelião,quecomeçou­porvoltada­s17hdeonte­m
REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS Penitenciá­riaMiltonD­iasMoreira,emJaperi,naBaixadaF­luminense,ondeocorre­uarebelião,quecomeçou­porvoltada­s17hdeonte­m

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil