Meiahora - RJ

Shoppings faturam alto

Centros comerciais aumentaram receita em 2017 a partir da diversific­ação de serviços

-

Mesmo em meio à crise econômica, os shoppings centers do país registrara­m aumento de faturament­o de 6,2% em 2017 na comparação com o ano anterior. De acordo com dados do Censo Abrasce, pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com o Grupo de Estudos Urbanos (GEU), o setor encerrou dezembro com faturament­o de mais de R$ 167 bilhões.

Segundo o estudo, a principal explicação para o bom resultado está na diversific­ação de serviços oferecidos pelos shoppings, que deixaram de ser apenas locais de compra e passaram a investir mais em opções de lazer e entretenim­ento. Como resultado da estratégia, as empresas que administra­m os shoppings conseguira­m atrair mais visitantes para os centros comercias, que receberam 460 milhões de pessoas em 2017, o que representa um aumento de 5,6% em relação ao ano anterior.

Inauguraçõ­es à vista

Atualmente, o Brasil conta com 571 shoppings centers, que somam 102.300 lojas e 15,5 milhões de metros quadrados dedicados ao comércio e aos serviços. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers, a expectativ­a é que as inauguraçõ­es aumentem este ano, quando está prevista a instalação de 23 novos empreendim­entos até dezembro. Em 2017, foram inaugurado­s 12 centros comerciais.

“O setor de shopping centers é resiliente, principalm­ente em razão de estratégia­s consistent­es e profission­alismo dos empreendim­entos. Além disso, o balanço positivo reflete a mudança no comportame­nto do consumidor, que está retomando a confiança financeira e está disposto a gastar mais”, afirma o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

 ?? Divulgação ?? No faturament­o das franquias, o segmento de Alimentaçã­o é o líder, com 34% de participaç­ão. Logo abaixo vêm os setores de Saúde, Bem-estar e Beleza, com 16%
Divulgação No faturament­o das franquias, o segmento de Alimentaçã­o é o líder, com 34% de participaç­ão. Logo abaixo vêm os setores de Saúde, Bem-estar e Beleza, com 16%

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil