Meiahora - RJ

Árbitro de vídeo na Copa

Fifa aprova o uso do VAR na Rússia

-

AFifa confirmou ontem que o árbitro de Vídeo (VAR, na sigla em inglês para “video assistant referee”) será usado na Copa do Mundo da Rússia, de 14 de junho a 15 de julho. O recurso já havia sido aprovado pela Internatio­nal Board como regra do futebol, no início do mês, mas para ser utilizado no torneio dependia do aval do Conselho da Fifa.

“Vamos ter a primeira Copa do Mundo com o árbitro de vídeo. Estamos muito contentes com essa decisão. É uma decisão muito importante, histórica”, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, em entrevista coletiva concedida logo após a reunião do conselho.

A Fifa começou a testar o VAR em setembro de 2016, com partidas na sede da entidade. Em dezembro do mesmo ano, o mecanismo foi testado no Mundial de Clubes. Em 2017, o teste final foi na Copa das Confederaç­ões, que aconteceu na Rússia, sede da Copa do Mundo.

“AFifa,quandotomo­uessadecis­ão, foi unânime, o conselho já havia tomado essa decisão. Não tomamos essa decisão acordandoh­ojepelaman­hã.Estamosrea­lmenteestu­dandoisso,euachoque eu talvez tenha sido o mais cético de tudo. Sem testar, não saberíamos como ia funcionar. Fizemos experiment­os”, disse Infantino.

O uso do árbitro de vídeo é restritopa­raquatrosi­tuaçõesdoj­ogo: lances de gols, marcação de pênaltis, cartões vermelhos e confusão na identidade dos jogadores.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil