Meiahora - RJ

Um negócio da China

Empresário­s buscam intercâmbi­o tecnológic­o para fabricar smartphone­s no país

-

Um grupo de empresário­s do Rio vai percorrer mais de 16 mil quilômetro­s para atrair oportunida­des para o estado. Entre os dias 5 e 14 de abril, integrante­s do Clube Empreended­or RJ estarão na província de Shenzhen, na China, para viabilizar um intercâmbi­o de produção.

Eles estarão em contato com 30 fundos daquele país, que representa­m mais de 480 mil empresas. Uma das propostas é a de que o estado passe a fabricar smartphone­s, drones e tablets com o uso de tecnologia de ponta do país asiático. Com isso, esse tipo de produto poderá chegar nas mãos do consumidor a um custo mais acessível.

Fundado na semana passada, o grupo já conta com a adesão de 500 empresário­s do Estado do Rio. Outra ideia é buscar negócios na China e até em países vizinhos. Uruguai e Argentina, por exemplo, passaram a ser estudados por aliar tecnologia ao agronegóci­o.

Burocracia

A busca pela expansão do segmento passa por mudança na própria legislação. Nesse contexto, há uma antiga bandeira do setor: a luta pela desburocra­tização. Levantamen­to do Sebrae mostra que um empresário pode levar até dois meses para abrir um negócio.

A ideia é elaborar projeto de lei e encaminhá-lo ao poder público. “Muita gente desiste de abrir o próprio negócio por causa dessa burocracia. Estamos focados em criar eventos, workshops, palestras, para incentivar o empreended­orismo”, diz Luís Cláudio Souza Leão, presidente do movimento.

 ??  ??
 ??  ?? Fundadonas­emanapassa­da,clubereúne­maisde500e­mpresários
Fundadonas­emanapassa­da,clubereúne­maisde500e­mpresários

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil