Meiahora - RJ

Proteção a mais no carro

De acordo com a Abrablin, em 2017, mais de 15 mil veículos foram blindados

-

Ocrescimen­to da violência nas grandes cidades, caso por exemplo do Rio, tem provocado um interesse cada vez maior na procura por blindagem de automóveis. Levantamen­to da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) revela que, em 2017, mais de 15 mil veículos foram blindados no país. O Rio de Janeiro responde por 8,45% do montante de carros protegidos, ocupando, assim, a segunda posição do ranking.

O Rio só fica atrás do estado de São Paulo, que tem 74% do total. De acordo com Marcelo Christians­en, presidente da Abrablin, blinda-se hoje, no Rio, pelo menos 230 carros por mês.

Segundo informaçõe­s do Sistema de Controle de Automóveis Blindados do Exército, a frota brasileira é líder mundial nesse segmento, com uma estimativa de pouco mais de 197 mil veículos modificado­s, ultrapassa­ndo países tradiciona­is como EUA, Colômbia e México.

Níveis de proteção

Existem diversos níveis de proteção balística na blindagem. A mais utilizada no país é a de nível III-A, que protege contra praticamen­te todas as armas curtas de mão, como uma pistola 9 mm. Esse tipo de blindagem exige uma liberação do Exército, sendo praticado em 90% dos trabalhos feitos pelas empresas e indicado para veículos de uso civil. A de nível III tem uso restrito (só com autorizaçã­o especial da Força) e suporta tiros de calibre 7.62 de fuzis FAL, AR-15 ou AK-47, enquanto a de nível IV, proibida no Brasil, é capaz de resistir a granadas e armas de uso militar, como a .30 e .50.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil