Meiahora - RJ

Sem luxo na sala do vuco-vuco

Seap padroniza locais de visita íntima nas cadeias

-

adeia não é motel”, decretou ontem o secretário de Administra­ção Penitenciá­ria, David Anthony. Ele anunciou mudanças para os locais de encontros íntimos, que deixarão de contar com decorações, como luzes coloridas, e direito à televisão, como foi descoberto na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, onde estão os presos da Lava Jato.

No início do mês, a coluna Informe do Dia do jornal O Dia revelou com exclusivid­ade fotos de seis ‘suítes’ na unidade. As salas passarão a ser duas. As paredes dos cômodos, que tinham tons azul e rosa, já foram pintadas de branco.

“Em Benfica já acabamos. Agora, só teremos parlatório no térreo. Mas vamos padronizar as salas em todo o sistema penitenciá­rio. Todas serão pintadas de branco e não haverá aparelhos de TV”, disse.

Segundo o secretário, a redução do número de salas em Benfica foi baseada em critérios técnicos: para os 27 internos com direito à visita íntima, duas salas são suficiente­s.

Anthony pediu ao Conselho Penitenciá­rio ontem para analisar outras mudanças, como não colocar o horário de visita junto com a agenda de parlatório. Ele defendeu ainda regras mais claras de conduta nas cadeias. Um dos modelos para o sistema penitenciá­rio do Rio é o do Paraná. “Ora, hoje fala-se que não pode entrar alimentos in natura. Mas o que é isso? É preciso ser mais claro”, explicou o secretário.

 ??  ?? ‘Suítes’ de Benfica tinham cama de casal, TVs e luz vermelha.
‘Suítes’ de Benfica tinham cama de casal, TVs e luz vermelha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil