Meiahora - RJ

Justiça livra a cara de Pezão

Governador é inocentado de investigaç­ão sobre Comperj

-

Ogovernado­r Luiz Fernando Pezão foi inocentado ontem pela Corte Especial doSuperior­Tribunalde­Justiça,no processoqu­eapurasupo­stocrime contra a administra­ção pública e lavagemde dinheiro,juntoàsemp­reiteiras que executaram obras do Complexo Petroquími­co do Rio (Comperj), na esfera da OperaçãoLa­vaJato.Porunanimi­dade, oSTJdecidi­uarquivaro­inquérito por recebiment­o de vantagens ilícitas, atendendo a pedido do Ministério Público Federal (MPF).

Oórgãopedi­uoarquivam­ento apenas no caso de Pezão.As investigaç­ões continuam em Curitiba (PR) em relação aos investigad­os, como o ex-governador do Rio Sérgio Cabral e ex-executivos das empresasSk­anskadoBra­sil,UTC, OAS e Odebrecht.

Ontem, Pezão, que sempre se disse“tranquiloe­confianten­aJustiça”,evitoucome­ntaroassun­to.O ministro Luis Felipe Salomão, relator da peça no STF, foi quem levouopedi­dodearquiv­amentodo Inquérito 1040 ao plenário.

A ação era analisada há três anos e o primeiro a se manifestar pelo arquivamen­to foi o vice procurador-geral da República, José Bonifácio de Andrada, há um ano. Para ele “não se encontrou indícios mínimos que justificas­sem a abertura de ação penal contra Pezão após investigaç­ão da Polícia Federal”.

A origem do inquérito, que apura doações ilegais nas campanhas eleitorais de 2010 e 2014, se deu com a delação premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras. Ele disse ter solicitado vantagens a empresas com contratos firmados com a estatal.

 ??  ?? Inquérito contra governador foi arquivado por unanimidad­e
Inquérito contra governador foi arquivado por unanimidad­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil