Meiahora - RJ

‘NÃO VÃO NOS CALAR’

MC Carol compõe música em homenagem à vereadora Marielle e a outras mulheres vítimas de violência

- KARINA FERNANDES

ocês querem nos matar, nos controlar.Vocês não vão nos calar. Mesmo sangrando a gente vai estar lá, pra marchar e gritar. Eu sou Marielle, Claudia,souMarisa,eusouapret­a que podia ser sua filha”. Esses versos são da música Marielle Franco, que a MC Carol fez em homenagem à vereadora do Rio pelo Psol, executadan­odia14,eaoutrasmu­lheres negras vítimas de violência.

A funkeira, dona de sucessos como Minha Vó Tá maluca e Vou Largar de Barriga, escreveu a letra três dias após a emboscada ao carro da vereadora, na qual o motorista Anderson Gomes também foi morto, no Estácio, região central do Rio. O crime abalou Carol, que conheceu Marielle em 2017, quando a recebeu em sua casa, no Morro do Preventóri­o, comunidade de Charitas, em Niterói.

“Nos dois primeiros dias, eu só chorava. No terceiro, mesmo chorando, resolvi escrever tudo o que estava sentindo. Escrever essa músicadoeu­muito”,afirmaCaro­l. “Estive com ela em duas reuniões, a primeira foi aqui em casa. Conversamo­ssobrepolí­tica,porqueeu estava pensando em me candidatar,efiqueiadm­iradacomel­a.Marielleer­aumamulher­muitoforte, era daquelas pessoas que não têm dúvida,quesabemoq­uequerem”.

Quando soube da execução de Marielle, Carol chegou a pensar em mudar o rumo da sua carreira.“Eu me senti impotente e com medo,perdi o chão.Não só eu sinto isso, o Brasil todo está com medo. Pensei até em parar de cantar funks que protestam contra as mortes nas comunidade­s e a ação da polícia, mas decidi que isso não vai acontecer.Vou continuar com minhas músicas e meus shows”.

Aos que a acusam de querer ‘pegar carona’ na repercussã­o da morte de Marielle, Carol responde:“Semprefizc­ríticas.LanceiDela­ção Premiada (que fala sobre as mortes nas favelas) há dois anos.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil