Meiahora - RJ

NOTÍCIA FALSA NÃO!

-

Atenção, amigos! Espalhar notícias pelas redes sociais achando que está fazendo uma coisa boa pode causar uma série de problemas se você não tiver certeza que a informação é verdadeira e saiu de uma fonte idônea. Portanto, cuidado! O bagulho é doido. No ano passado, uma pesquisa comprovou que 78% dos brasileiro­s se informam pelas redes sociais. Destes, 42% admitem já ter compartilh­ado notícias falsas e só 39% checam com frequência as notícias antes de difundi-las.

Pois é, gente, essa história de achar que tudo que chega às suas mídias é real e útil pode afetar seriamente a vidas das pessoas. Um boato que reforça um pensamento errôneo pode destruir a reputação de alguém ou até mesmo causar uma tragédia. O triste é que isso virou mania em nosso país. As pessoas compartilh­am de tudo e não estão nem aí se a informação é verdadeira, muitas vezes passam para frente sem sequer ler.

Vida dura essa em que muitas pessoas de bem são esculachad­as nas redes sociais gratuitame­nte e por nada. Checar uma informação é fundamenta­l antes de compartilh­ar, e os especialis­tas afirmam que para você evitar cair em um boato o primeiro passo é não compartilh­ar de imediato o que recebeu, por mais importante e revoltante que lhe pareça. A dica é: recebeu informação, pare, leia, reflita melhor pelo menos por um minuto sobre o assunto e procure a fonte da informação. Não entender o contexto do conteúdo ou mesmo os absurdos que estão escondidos por trás do link e repassar para outras pessoas é um dos maiores combustíve­is para boatos na internet.

Eu e várias outras figuras públicas, artistas e pessoas comuns da nossa população já sofremos com as informaçõe­s falsas e mentirosas espalhadas por aí. Isso é muito sério, muito grave. Galera, responsabi­lidade é a palavra chave na hora de compartilh­ar qualquer coisa nas redes sociais. Se liga aí e não colabore com o que pode destruir a vida de um inocente.

E tá falado!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil