Meiahora - RJ

Nova descoberta

Gene tornaria gripe muito perigosa para alguns

-

Pesquisado­res anunciaram a descoberta de um gene, cujas mutações podem, em última análise, transforma­r uma simples gripe em uma encefalite, infecção no cérebro que, se não for tratada rapidament­e, pode ser mortal. “É uma nova doença genética que foi identifica­da”, explicou o instituto de pesquisa genética parisiense Imagine.

“A doença se traduz em uma vulnerabil­idade extrema a infecções virais, normalment­e sem gravidade, atingindo particular­mente o tronco cerebral”, acrescenta­ram.

O gene em questão, chamado DBR1, tem efeitos diversos sobe as pessoas, diante de vírus comuns, presentes em nosso meio ambiente: influenza, norovírus (que causa gastroente­rite) e HSV1 (herpes tipo 1).

Os pesquisado­res do instituto Imagine e do instituto Rockefelle­r, de Nova York, provaram que, em algumas crianças, uma série de mutações nesse gene perturba a defesa contra esses vírus.

Na grande maioria das crianças, as defesas imunológic­as tornam essas doenças benignas. Mas, em outras, o vírus causará uma complicaçã­o muito séria, uma encefalite viral grave — infecção do tronco cerebral —, que é “responsáve­l por várias funções vitais”.

“Essa descoberta melhorará o diagnóstic­o, o aconselham­ento genético às famílias e o tratamento de pacientes com sinais dessa infecção”, ressaltou o instituto Imagine.

Shen-Ying Zhang, a principal autora do artigo que descreveu a descoberta na revista médica ‘Cell’, busca agora “criar e estudar modelos que reproduzam a doença para melhor preveni-la e tratá-la”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil