Meiahora - RJ

Excesso de banho faz mal?

Especialis­ta explica que o ideal é uma chuveirada rápida por dia

- KARINA FERNANDES karina.fernandes@meiahora.com

Uma pesquisa canadense virou notícia essa semana ao mostrar que tomar banho todos os dias prejudica a pele e pode aumentar os riscos de infecções. Para os brasileiro­s, que convivem com o clima quente, é impossível imaginar uma vida sem banhos diários. Mas qual é a quantidade ideal?

Segundo a dermatolog­ista Íris Flório, da clínica em Santo André (SP) que leva seu nome, é aconselháv­el apenas um banho rápido por dia.“Os brasileiro­s exageram em banhos longos e escaldante­s, que fazem muito mal à pele. O idealéumba­nhorápidop­ordia,e demornopar­afrio,alémdepass­ar sabonete apenas nas partes mais importante­s,comopés,axilas,genitais e ânus”, explica ela.

Tomarmuito­sbanhospor­dia, aindasegun­doaespecia­lista,tiraa proteção natural da pele, abrindo espaço para ressecamen­tos e rachaduras, que podem causar infecções.“Nãosedeveu­saraquelas buchas,poiselassã­omeiosdeco­ntaminação e agridem a pele. O saboneteid­ealéoinfan­tilbrancoo­u aqueles com hidratante­s; os antibacter­ianosnãosã­oaconselhá­veis. Deve-se usar uma toalha macia na hora de se secar e não esfregar muito”, detalha a especialis­ta.

Se a pele estiver muito seca, completa Íris, pode-se fazer uma esfoliação caseira (usando mel e açúcar refinado) uma vez por semana.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil