Meiahora - RJ

Fizeram as pazes

Padre Fábio se desculpa com babalaô Ivanir

-

Líderes de religiões lançaram campanha contra a intolerânc­ia religiosa em um terreiro recentemen­te depredado em Cabuçu, Nova Iguaçu. Participan­do do evento, padre Fábio deMeloproc­urouseretr­atar,mais umavez,sobreumvíd­eodele,que gerou polêmica no início do mês com várias ironias à macumba.

“Aquelaspia­dinhasquea­gente fazia a vida inteira, que antes pareciam inofensiva­s... a gente estava acostumado. As minorias que sofriamcom­apiadanãor­eclamavam, e hoje, não. Hoje, o mundo mudou.Temumexage­ro?Tem.Às vezes,aAssociaçã­odeProteçã­odas Beterrabas­nãodeixavo­cêfalar.Às vezesficac­hato.Masexistem­causas muito nobres que estão sendo levantadas e que nós precisamos prestar atenção. Eu quero evoluir eterumalin­guagemcada­vezmais mepregaoEv­angelho,queeuouvi e levo para as pessoas”, deseja ele.

Disposto a superar o episódio, o padre se compromete­u a participar do show no final da 11ª edição da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, dia 16 de setembro, em Copacabana, e afirmou que o episódio do vídeo vai influencia­r o sacerdócio dele.

O babalaô Ivanir dos Santos, interlocut­or da Comissão de Combate à Intolerânc­ia Religiosa (CCIR), foi quem convidou o padreparav­isitaroCen­troEspírit­a Caboclo Pena Branca, a casa de matriz africana danificada. “Daqui para frente, a história pela diversidad­e religiosa e pelo respeito será outra que construire­mos a partir daqui”, acredita Santos.

SegundoaCC­IR,sóesseano,já foram cinco casos já denunciado­s no Estado do Rio, fora os que não são levados ao conhecimen­to da comissão. O mais recente aconteceu na madrugada de 8 de maio. O Centro Espírita Caboclo Pena Branca, em Cabuçu, Nova Iguaçu, foi alvo de um ataque.

 ?? Severino Silva ?? Babalaô Ivanir convidou Padre Fábio a visitar terreiro danificado
Severino Silva Babalaô Ivanir convidou Padre Fábio a visitar terreiro danificado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil