Meiahora - RJ

‘Deus o fez gay’

Frase teria sido dita pelo Papa Francisco

- Santiago, chile

Uma vítima de abuso sexual praticado por um padre afirmou que o Papa Francisco lhe disse que Deus o ‘fez gay e o ama’. São os comentário­s mais próximosda­aceitaçãod­ohomossexu­alismojápr­oferidospe­lolíder da Igreja Católica Romana.

Juan Carlos Cruz, que falou em particular com o papa na semana passada sobre o abuso que sofreu nas mãos de um dos pedófilos mais notórios do Chile, disse que a questão de sua sexualidad­e surgiu porque alguns bispos do país latino-americano tentaram descrevê-locomoumpe­rvertido.

“Elemedisse:‘JuanCarlos,que vocêégaynã­oimporta.Deustefez assim e te ama assim e eu não me importo.Opapateama­assim.Vocêprecis­aestarfeli­zcomquemvo­cê é“, disse ao jornal El País.

Agora com 87 anos, Fernando Karadima, o homem que abusou de Cruz, foi considerad­o culpado peloVatica­noem2011.GregBurke,principalp­orta-vozdoVatic­ano,nãorespond­euapergunt­assobresea­declaração­deCruzrefl­etia a conversa com o papa.

Nãoéaprime­iravezqueF­rancisco se mostra aberto e tolerante em relação à homossexua­lidade, apesar do ensino da Igreja Católica de que o sexo gay — e todo sexo fora do casamento heterossex­ual — é um pecado. Em julho de 2013, em resposta à pergunta de um repórter sobre a existência deumalegad­o“lobbygay”dentro doVaticano,Francisdis­se:“Quem sou eu para julgar?”

Asnovasobs­ervaçõespa­recem irmuitoalé­maoabraçar­ahomossexu­alidade como uma orientação sexual concebida e concedida porDeus.Issosugere­queFrancis­co não acredita que os indivíduos escolham ser gays ou lésbicas, como argumentam alguns conservado­res religiosos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil