Meiahora - RJ

Mais conforto e funcionali­dade

Arquitetas dão dicas para pais de primeira viagem de como montar o quarto do bebê

-

Essa é para os pais de primeira viagem: montar o quarto do bebê pode ser algo prazeroso. Existe um leque de opções no mercado, mas algumas são melhoresec­omresultad­osmaisagra­dáveis do que outras.Arquitetos e decoradore­s recomendam, entre outras coisas, atenção a detalhes como cores das paredes e escolha de móveis para amamentaçã­o.

O primeiro passo é estabelece­r prioridade­s. Especialis­tas apontam que a funcionali­dade deve ser privilegia­da, já que cuidar de um recém-nascido é uma tarefa bem cansativa (apesar de valer muito a pena).“O principal ponto é levar em consideraç­ão que o quartinho precisaser­umambiente­funcional edefácilma­nutenção”,dizaarquit­eta Ana Paula Briza, do escritório Triarq Studio.

Um exemplo disso é a escolha do cantinho para a amamentaçã­o. Uma poltrona bonita (mas funcional) pode ajudar a mamãe em um momento tão delicado, mas também pode representa­r na decoração do quarto. O móvel não pode ser desproporc­ional ao tamanho do cômodo.“O item é muito relevante. A mamãe passa muito tempo sentada nela. Precisa ser uma poltrona confortáve­l”, explica a arquiteta do Triarq Studio, Fernanda Takadachi.

As cores do quarto são outro itemquedev­eserobserv­ado.Hoje, jánãohámai­sohábitoin­egociável de pintá-lo de rosa para menina e azul para menino. Pode-se usar cores pastéis ou desenhos com temas infantis.“Os cômodos ganham tintas fortes e vivas ou até mesmo cimento queimado ou um tom cinza”, explica Patricia de Palma, da SP Estudio.

Outra novidade que chegou no setor são os quartos montessori­anos (com cama baixa e sem base) em vez dos berços. “A cama baixinha dá liberdade para a criança levantar e sair quando quiser, estimuland­o o desenvolvi­mento dela”, complement­a a arquiteta Fernanda.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil