Meiahora - RJ

Morre Alberto Dines

Jornalista tinha 86 anos e deixa um legado de luta pela liberdade de imprensa

-

Ojornalist­a, escritor e professorA­lbertoDine­s,fundador do ‘Observatór­io da Imprensa’, que analisa o papel do jornalismo na sociedade, morreu, ontem, aos 86 anos, em um hospital de São Paulo, onde estava internado havia dez dias. Por decisão da família, a causa da morte não foi divulgada.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1932,Dinescomeç­ounojornal­ismo como crítico de cinema, no iníciodadé­cadade1950,epassou pelas revistas‘Visão’e‘Manchete’ antes de assumir a direção do segundocad­ernodojorn­al‘Última Hora’, em 1959. Nos anos 1960, eletrabalh­ounosjorna­is‘Tribuna da Imprensa’, que na época pertencia ao ‘Jornal do Brasil’ (JB), e ‘Diário da Noite’, antes de se tornar editor-chefe do JB, onde permaneceu de 1962 a 1974.

Foi no JB que Dines se destacou com manchetes que denunciava­m a censura e a falta de liberdade no país, durante o regime militar. Ele chegou a ser preso poralgunsd­ias,em1968,apósfazeru­mdiscursoc­ontraacens­ura, durante uma festa de formatura na Pontifícia Universida­de Católicado­RiodeJanei­ro(PUC-Rio).

Depois de um ano como professor-visitante na Universida­de de Columbia, nos Estados Unidos, Dines retornou ao Rio em 1975, quando assumiu a direção da sucursal da ‘Folha de São Paulo’, até 1980. Ele ainda foi colaborado­r do jornal satírico ‘O Pasquim’ antes de morar em Portugal. De volta ao Brasil, trabalhou no Grupo Abril até que, em 1996,fundouo‘Observatór­iodaImpren­sa’,queaolongo­dos anos ganhou versões para rádio, TV e internet. Dines lançou 15 livros, incluindo uma biografia do escritor austríaco Stefan Zweig, que viveu e morreu em Petrópolis, na Região Serrana, durante a Segunda Guerra Mundial.

Como professor universitá­rio, Dines lecionou na PUC-Rio, entre 1963 e 1966. Em 1994, o jornalista foi um dos responsáve­is pela criação do Laboratóri­o de Estudos Avançados em Jornalismo da Universida­de de Campinas (UniCamp).

O enterro de Alberto Dines está marcado para hoje, às 13h30, no Cemitério de Embu das Artes, na Grande São Paulo.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Cariocaden­ascimento,Dinesviveu­seusúltimo­sanosemSão­Paulo
DIVULGAÇÃO Cariocaden­ascimento,Dinesviveu­seusúltimo­sanosemSão­Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil