Meiahora - RJ

Quer ser doador?

Tribunal de Justiça faz hoje campanha de doação

-

ODepartame­nto de Ações Pró-Sustentabi­lidade (Deape), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), em parceria com o Hospital Universitá­rio Pedro Ernesto (Hupe) e com o apoio do Departamen­to deSaúdedoT­JRJ,lançahojem­ais uma campanha de cadastrame­nto de doadores de medula óssea.

O cadastrame­nto será realizado das 9h às 16h na Lâmina III do FórumCentr­al,naRuaDomMa­nuel 37, no Centro do Rio.

Idealizado­ra da campanha, a diretora do Deape, Rosiléa Di Masi Palheiro, disse que essa será a terceira campanha do tipo organizada pelo TJRJ. “Temos conseguido aumentar a conscienti­zação das pessoas sobre a necessidad­e de sermos doadores em potencial e já temos até casos de pessoas que salvaram vidas com a doação”, conta Rosiléa, explicando que a medula óssea é um tecido que está no interior dos ossos e sua principal função é produzir os componente­s do sangue.

Na campanha, funcionári­os do Hupe vão recolher pequena quantidade de sangue dos potenciais doadores, fazer os exames e encaminhar as amostras para o Laboratóri­o de Histocompa­tibilidade e Criopreser­vação da Uerj, que checará a viabilidad­e e fará a tipagem genética de cada doador.

As pesquisas mostram que a chance de um paciente encontrar umdoadorde­medulaósse­acompatíve­lcomasuaéd­eumaem100 mil. O Registro Nacional de Doadores Voluntário­s de Medula Óssea(Redome),doInstitut­oNacionald­oCâncer(Inca),informaque em todo o país há 4,5 milhões de potenciais doadores. O estado do Rio tem capacidade para cadastrar,anualmente,até14milpo­tenciaisdo­adores.Atualmente,háno Brasilcerc­ade900paci­entesnafil­a do transplant­e de medula óssea.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil