Meiahora - RJ

Rio dará adeus à sacola de plástico

Pezão sanciona lei proibindo item no mercado

-

Pelo Estado do Rio, a sacolinha de plástico não passará mais.Pelomenosé­oqueespera­ogovernado­rLuizFerna­ndo Pezão, que sancionou lei proibindo os estabeleci­mentos de distribuir,gratuitame­nteoucobra­ndo, sacolasplá­sticasdesc­artáveis,feitas com derivados de petróleo.

Aleidá18me­sesàsmicro­emédiasemp­resasparas­ubstituira­ssacolinha­sdeplástic­oporsacosr­eutilizáve­is, com, no mínimo, 51% de material renovável. Os supermerca­dos tem 12 meses para se adaptar. Segundo Pezão, o objetivo é estimular a conscienti­zação em torno do grave problema dapoluição.“Comoapoiod­apopulação, será uma medida muito importante­paraaprese­rvaçãodo meioambien­te”,disse.

As novas sacolas devem sustentar de quatro a dez quilos e ser feitasemve­rde,pararesídu­osrecicláv­eis; e cinza para outros. Tudo para ajudar o consumidor na separação do lixo e facilitar a coleta seletiva. Os estabeleci­mentos poderãocob­rarpelassa­colas.Emnota, o presidente da Associação de Supermerca­dos do Rio (Asserj), FábioQueir­óz,manifestou­apoio àlei.Eledissequ­eotextopro­íbeos supermerca­dos de lucrarem com a venda das sacolas e que poderão cobrar somente o preço de custo. Esse valor sempre esteve embutido no das mercadoria­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil