Meiahora - RJ

Justiça autoriza retorno de chefões do pó ao Rio

Presos em cadeias federais estão prestes a voltar a cumprir pena em Bangu 1

-

Aos poucos cai por terra a política de segurança do estadodema­ntertrafic­antes e milicianos perigosos longe do Rio. Vão aterrissar em breve em Bangu 1, presídio de segurança máxima do Complexo de Gericinó, Adair Marlon Duarte, o Aldair da Mangueira, e Sandro Batista Rodrigues, o Naíba, do Comando Vermelho (CV); e Márcio da Silva Lima, o Tola, do Terceiro Comando Puro (TCP).

Desde março de 2017, outros 29criminos­osenviados­parapresíd­iosfederai­sretornara­maoRio, entreelesu­mdoschefes­daLigada Justiça — o mais influente grupo milicianod­aZonaOeste—,oexvereado­rJerônimoG­uimarãesFi­lho,oJerominho.Quemtambém voltoufoiC­elsoLuísRo­drigues,o Celsinhoda­VilaVintém.

Apesar das figuras carimbadas de perigosas pela Secretaria Estadual de Segurança, que não quis se pronunciar sobre o assunto, o juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Rafael Estrella Nóbrega, alegou, em nota oficial, que os bandidos de altíssima periculosi­dade ainda estão em unidades federais.

Estrella não poupa o Ministério Público e a Secretaria de Segurança sobre o retorno dos criminosos e alega que os órgãos não apresentar­amnovosmot­ivosque justificas­sem a permanênci­a dos detentos em unidades federais. “Todos estão fora do estado desde 2016, muitos até há bem mais tempo. E a Lei 11.671/2008 determina que a renovação não ultrapasse 360 dias”, argumentou.

 ??  ?? A Justiça determinou a volta dos traficante­s Aldair da Mangueira (E), Tola (C) e Naíba ao Rio
A Justiça determinou a volta dos traficante­s Aldair da Mangueira (E), Tola (C) e Naíba ao Rio
 ?? Reproduçõe­s ??
Reproduçõe­s
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil