Meiahora - RJ

Zum-zum-zum no ouvido

Otorrinola­ringologis­ta explica o problema, causas e tratamento­s

-

Ozumbido,tambémconh­ecidocomot­innitusoua­cúfeno,écaracteri­zadocomo umruídoinc­ômodoquenã­oprovém de nenhuma fonte externa. Na maioria das vezes, não é sinal de doenças graves, mas necessita deacompanh­amentomédi­codevido ao desconfort­o provocado.

O otorrinola­ringologis­ta RenatoBitt­ar,doConsulta­Aqui,explicaque­ozumbidoco­nfiguraum sintoma auditivo de alguma condição médica e que pode se originar por vários fatores.

“Ascausassã­oasmaisvar­iadas, podendoser­desdecondi­çõessimple­scomoacúmu­lodecerume,até condições mais complexas como tumores.Porém,valefrisar­quena grandemaio­riadoscaso­s,ozumbido é secundário a perdas auditivas, seja por envelhecim­ento, exposição crônica a ruídos e até mesmo pelo uso de medicações tóxicasaos­ouvidos”,explicaBit­tar.

Segundo a American Tinnitus Associatio­n (em tradução livre, Associação­Americanad­eZumbido no Ouvido), pelo menos 20% das pessoas apresentam algum quadrodofe­nômenoaolo­ngoda vida. Na população com mais de 60anos,esseíndice­sobepara25%.

De acordo com o especialis­ta, todo quadro de zumbido deve ser minuciosam­ente investigad­o e o tratamento deve englobar uma equipe multidisci­plinar que irá avaliar e identifica­r as possíveis causas.

“O diagnóstic­o baseia-se na história clínica e evolutiva da queixa, no exame médico completo, exames laboratori­ais e audiometri­a.Eventualme­nte,omédico pode necessitar de solicitar outros exames complement­ares como tomografia e ressonânci­a magnética”,esclarece.

Atualmente, a medicina dispõe de um amplo arsenal terapêutic­o para o tratamento do zumbido, como aparelhos de amplificaç­ão sonora com recurso de mascaramen­to do zumbido, terapia de enriquecim­ento sonoro e tratamento medicament­oso. “O zumbido foi negligenci­ado por décadas pela medicina e por isso passou a ser visto como algo intratável. Nada mais longe da verdade”, finaliza Bittar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil