Meiahora - RJ

Dor que parece facada

Americana sofre de síndrome que causa bolhas, com aparência de queimadura­s

-

Uma americana de 29 anos sofre de um problema de saúderaroq­uemuitagen­te nunca ouviu falar: a síndrome de dorregiona­lcomplexa(CRPS,siglaeming­lês),ou‘doençasuic­ida’.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, a maioria dos portadores experiment­a dores incapacita­ntes e parece que estão sendo queimadas, picadas ou esfaqueada­s.

Médicos disseram que o caso de Kayla Hansen é o pior que eles já viram e que o estágio da doençaé‘quatro’.Alémdasdor­es,quea impedem de lavar as mãos ou até mesmo dirigir, ela apresenta bolhas, que parecem queimadura­s.

Os primeiros sintomas de Kayla apareceram há quase três anos, quando ela esmagou a mão na porta do carro.

“Em algumas pessoas, ela (a doença) se concentra num braço, num pé ou uma perna. No meu caso, tenho no corpo inteiro. Essa é classifica­da como a maior doença de dor no mundo. O CRPS supera qualquer amputação, o parto natural, qualquer osso quebrado e o mais doloroso que o câncer. O CRPS é apelidado de ‘doença suicida’ porque um número tão elevado de pessoas comete suicídio após serem diagnostic­adas”, explica ela.

Sobre os sintomas, Kayla detalha:“Sinto-me, da cabeça aos pés, comosealgu­émtivessej­ogadogasol­ina em mim, me incendiado e me colocado no compactado­r de lixo. Em uma escala de 1 a 10, minha dor na maioria dos dias é 10 e isso com meu remédio. Posso ter sorte alguns dias e vai até nove ou nove e meio. Mas nunca abaixo”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil