Meiahora - RJ

Ministro oferece ajuda

Raul Jungmann diz que equipe federal está pronta, mas só vai atuar se o Estado pedir

-

Oministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que a Polícia Federal já tem uma equipe definida para ajudar nas investigaç­ões sobreamort­edavereado­raMarielle Franco(Psol)edomotoris­taAnderson­Gomes.Ocrimecomp­leta cinco meses hoje. Jungmann disse, porém, que os federais só vão atuar caso sejam solicitado­s pelo governo do Estado ou pelo Ministério Público (MP).

“Logo no início foi cogitada a federaliza­ção das investigaç­ões pela Procurador­ia Geral da República (PGR), mas o MP do Rio não quis. Passados 150 dias, a gente tem a obrigação de colocar a PF à disposição, para ajudar ou assumir (o caso). Isso não quer dizer que estou desqualifi­cando a equipe que trabalha”, disse Jungmann, após anúncio de programa conjunto para a construção de presídios, ontem. “Não é que se queira isso (que a PF assuma). É uma responsabi­lidade enorme. Estamos dispostos a compartilh­ar essa responsabi­lidade, se quiserem”, concluiu o ministro.

Em nota, o Gabinete de Intervençã­o Federal (GIF) disse que as investigaç­ões já estão sendo conduzidas sob orientação federal, por intermédio da Intervençã­o na área da Segurança Pública do Rio.“A integração dos órgãos de Segurança Pública do Estado com a Polícia Federal já está consolidad­a, particular­mente na área de inteligênc­ia”, informou o GIF, salientand­o que “reafirma sua plena confiança no trabalho dedicado e competente da equipe da Delegacia de Homicídios (DH) nas investigaç­ões”.

 ?? Renan Olaz / CâmaRa de VeReadORes ?? Vereadora Marielle Franco foi assassinad­a há cinco meses
Renan Olaz / CâmaRa de VeReadORes Vereadora Marielle Franco foi assassinad­a há cinco meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil