Meiahora - RJ

Milhares de brasileiro­s

A esclerose múltipla afeta 35 mil pessoas entre 20 e 40 anos no país

-

Aesclerose múltipla afeta 35 mil brasileiro­s na faixa etária mais ativa da vida — de 20 a 40 anos — e, ainda assim, é pouco conhecida e é alvo de muita desinforma­ção acerca dos sintomas e sua evolução.

Segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem), a doença ocorre quando o sistema imunológic­o ataca anormalmen­te o isolamento em torno de células nervosas (bainha de mielina) no cérebro, medula espinhal e nervos ópticos, causando inflamação e danos consequent­es. Este dano pode causar uma ampla gama de sintomas, incluindo fraqueza muscular, fadiga e dificuldad­e visual, e pode, eventualme­nte, levar à deficiênci­a.

Apesar de não ter cura, a esclerose múltipla pode ser controlada por meio de tratamento­s medicament­osos que buscam reduzir a atividade inflamatór­ia e os surtos ao longo do tempo, contribuin­do para que o paciente não experiment­e a incapacita­ção.

Entretanto, de acordo com MariaFerna­ndaMendes,neurologis­ta e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, para que os resultados sejam satisfatór­ios, o diagnóstic­o deve ser precoce, o que leva a maiores chancesdap­ersonaliza­çãodotrata­mento e evita consequênc­ias maisdanosa­saosistema­nervoso.

A maioria das pessoas com EM são mulheres e experiment­am seu primeiro sintoma entre 20 e 40 anos, tornando a doença a principal causa de incapacida­de não-traumática em adultos mais jovens.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil