Meiahora - RJ

Vergonha e dor por pedófilos

Vaticano reage a acusações a padres

- CIDADE DO VATICANO

OVaticano reagiu ontem com “vergonha e dor” à investigaç­ão dos abusos sexuais por mais de 300 padres na Pensilvâni­a, nos EUA, e assegurou que o Papa está do lado das vítimas. “O Papa está do seu lado. Aqueles que sofreram são sua prioridade, e a Igreja quer ouvi-los para erradicar este trágico horror que destrói a vida dos inocentes”, disse em comunicado.

Um relatório do Grande Júri da Pensilvâni­a, publicado na terça-feira, revelou abusos sexuais praticados por mais de 300 “padres predadores” e seu acobertame­nto pela Igreja católica no estado, onde pelo menos mil meninos e meninas foram vítimas em 70 anos.

Não é a primeira vez que um júri popular revela escândalos de pedofilia na Igreja católica americana, mas nunca foram tantos casos. “Padres violentara­m meninos e meninas, e os homens da Igreja que eram seus responsáve­is não fizeram nada durante décadas”, afirmou o Grande Júri da Pensilvâni­a.

O Vaticano afirmou que leva “muito a sério” o relatório e assegurou que o sentimento é de vergonha e dor. “Os abusos descritos no informe são criminosos e moralmente reprovávei­s. Estes atos traíram a confiança e roubaram das vítimas sua dignidade e sua fé”, disse a Santa Sé.

O Vaticano, entretanto, lembrou que a maior parte dos casos denunciado­s é anterior ao ano 2000, quando a revelação de escândalos levou a Igreja americana a “reformas”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil