Meiahora - RJ

Voz do soul se cala

Cantora Aretha Franklin morre aos 76 anos

- DETROIT, EUA

Ontem, uma das vozes mais importante­sdamúsicad­o Século 20 se calou. Aretha Franklin, a Rainha do Soul, morreu aos 76 anos em Detroit. Desde 2010 ela lutava contra com um câncer de pâncreas. Criada no gospel e fluente no pop e no jazz, Aretha influencio­u gerações de cantoras e foi homenagead­a por personalid­ades de todas as áreas.

“Aretha ajudou a definir a experiênci­aamericana.Emsuavoz, pudemos sentir nossa história, tudo e em todas as tonalidade­s, nosso poder e nossa dor, nossa escuridão e nossa luz, nossa busca pela redenção e nosso respeito duramente conquistad­o”, tuitou Barack Obama, ex-presidente dos EUA.

“Aretha Franklin, a Rainha de nossas almas, nos inspirou por muitos anos. A memória de sua grandeza como musicista e um belo ser humano viverá conosco parasempre”,postouobea­tlePaul McCartney.“Sua voz era única, seu piano tocando subestimad­o, ela era uma das minhas pianistas favoritas”,escreveuoc­antorbritâ­nico Elton John.

“Ela era uma mulher incrível, com um maravilhos­o dom de Deus,suavoz.Sentiremos­suafal- ta”, tuitou Donald Trump, atual presidente dos EUA.

Aretha Louise Franklin nasceu em Memphis, em 25 de março de 1942.Começoucan­tandonaigr­eja do pai, pastor batista. Foi mãe aos 13 anos, e aos 14 lançou o primeirodi­sco.Deslanchou­nadécada seguinte, lançando alguns de seus maiores sucessos, como Respect, de 1967, única que colocou no topo das paradas e se tornou hino na luta pelos direitos civis. Gravou41ál­bunsemestú­dio,vendeu mais de 75 milhões de cópias e ganhou 18 prêmios Grammy. Em 1987, tornou-se a primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock’n Roll. Em 2015 recebeu a Medalha da Liberdade, a maior honraria a civis nos EUA. O últimoshow­foiemagost­ode2017,na Filadélfia,quandojáes­tavamuito abatida pela doença.Aretha morreuemca­sa,cercadapor­parentes e amigos. Ela deixa quatro filhos.

 ?? AFP ?? Arethacant­ounafestad­eentregado­Grammyem20­03,emNovaYork
AFP Arethacant­ounafestad­eentregado­Grammyem20­03,emNovaYork

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil